Curiosidades

Com tradução em libras, “Peter Pan – O Musical” apresenta as clássicas aventuras na Terra

Tempo de leitura: 2 minutos

Todo mundo conhece a história de Peter Pan, o menino que não queria crescer e que vivia ao lado de sua leal escudeira Sininho. Quem quiser matar as saudades das histórias de aventuras na Terra do Nunca vai poder relembrá-las durante o espetáculo Peter Pan – O Musical, em cartaz na Capital até o dia 16 de abril. Para o público surdo, uma boa notícia: a peça tem interpretação em libras.

Com atores de Santa Catarina, peça tem produção carioca e atores catarinenses

Foto: Rodrigo Sambaqui / Divulgação

No palco, Peter Pan vai até a casa de Wendy, a menina que sonha viver todas as peripécias que lê nos livros ao lado de seus irmãos João e Miguel. Com a ajuda da Sininho, eles partem rumo à Terra do Nunca, onde, junto com a princesa Tigrinha e os meninos perdidos, enfrentam o malvado Capitão Gancho e seus piratas.

A produção é carioca, mas os atores que vivem os personagens do famoso conto do escocês J.M. Barrie são catarinenses. Peter Pan, por exemplo, é interpretado pelo professor de teatro da rede estadual de ensino Alexandre Emerim, enquanto o Capitão Gancho é vivido pelo produtor musical William Farias. A coreografia é assinada por Gabi Dutra, ex-Cia Grito de Teatro, que também dá vida à Sininho, e Johny Fabricio interpreta o Sr. Smee.

Para o papel, Alexandre teve aulas de voo em uma escola de circo (no palco, ele é levado ao ar por um cabo de aço) e de esgrima. Todas as canções são cantadas ao vivo e as músicas originais compostas especialmente para o espetáculo por Cosme Motta, músico que já participou do reality show Ídolos. Já a adaptação da história para o teatro ficou por conta de Roberto Rezende, que já trabalhou na Rede Globo.

Acessibilidade

O espetáculo tem interpretação em libras realizada de maneira simultânea, ou seja: enquanto a peça estiver acontecendo, os intérpretes Wharlley dos Santos e Natália Rigo ficarão localizados ao lado esquerdo do palco, transmitindo as informações para o público surdo.

— Por ser um musical, a peça está distante da realidade da pessoa surda, portanto temos que trazer toda essa realidade para nosso público. Para isso, participamos dos ensaios da peça, decoramos as falas dos personagens, assim como seus trejeitos e formas de se comunicar, para transmitir aos surdos a exata sensação que o público ouvinte tem ao assistir a peça — explica Wharlley. No palco, ele e Natália se revezam para garantir a qualidade da interpretação, já que ela pode ser um exercício cansativo.

Agende-se O quê: Peter Pan – O Musical Quando: domingo (26) e dias 2 e 15 de abril, ambas às 15h30min Onde: Teatro Pedro Ivo (Rodovia SC-401, 4.600 – Km 5, Saco Grande, Florianópolis) Quanto: A partir de R$ 55. Desconto de 40% para sócio do Clube do Assinante e acompanhante na compra do ingresso antecipado no site Blueticket.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *